Comer saudável é caro?
- Emanuelly Souza
- 30 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

Quando falamos sobre comida saudável, um dos argumentos mais comuns é que os alimentos saudáveis são mais caros e, por isso, menos acessíveis. Mas será que realmente comer saudável é caro? Ao contrário do que muita gente pensa, comer saudável não é caro. Principalmente quando a prioridade é a sua saúde.
Quando falo de comida saudável, me refiro a comer uma comida mais natural, comida de verdade, como: batata doce, inhame, banana, cenoura, chuchu, tomate, alface, feijão, arroz, acerola, goiaba, entre outros alimentos in natura, que são a base da nossa alimentação. Basear a alimentação em alimentos naturais não significa enlouquecer e gastar muito dinheiro; É possível ser saudável com o básico, fazendo as escolhas certas. Aqui vão algumas dicas para você comer alimentos mais saudáveis e economizar na alimentação.
Compre frutas da safra
Comece escolhendo as frutas e os legumes da estação, que costumam ter preços menores e qualidade maior — já que na época certa, precisam de menos produtos químicos durante o plantio. Além disso, você ainda vai conseguir ter mais variedade na sua alimentação.
Cozinhe mais
O que você acha que é mais caro, colocando na ponta do lápis todos os ingredientes: pedir um hambúrguer ou fazer um hambúrguer em casa, comprando o pão… a carne… e todos os outros ingredientes que quiser. Se você opta por fazer em casa, além de comer melhor, economiza infinitamente mais.
Congele alimentos
Já pensou em congelar alimentos? Alguns produtos baratos e saudáveis, como frutas e queijos, podem ter um “prazo de validade” muito curto. Porém, congelados, duram mais tempo e podem ser aproveitados mais vezes, o que com certeza vai reduzir alguns gastos. Portanto, aposte em congelar frutas para utilizar como base para vitaminas e smoothie.
Faça uma pequena horta
Não importa se você mora em apartamento ou casa, qualquer pessoa pode ter uma horta caseira. A única exigência é que você tenha água e luz natural (sol) suficientes para que as plantas sobrevivam. A horta pode ser pequena e ter apenas temperos, como manjericão, pimenta e cebolinha, mas você vai gastar menos com esses produtos e terá certeza da qualidade do que você está consumindo.
Planeje o cardápio da semana
Planeje o cardápio da sua semana. Para fazer isso, você terá que saber exatamente quantas pessoas vão comer, qual o tempo disponível para cozinhar nesses dias e quais refeições conseguirá preparar. Assim, você vai ter um planejamento da sua alimentação em cada dia da semana, compra só as quantidades que vai precisar e não desperdiça nada.
Viu como é possível?
Agora, eu quero que você coloque em prática essas dicas e me conta aqui embaixo nos comentários se deu certo.
Commenti