top of page

Comer parece automático - Mas não é.

Você já teve a sensação de comer automaticamente, como se comer estivesse, de algum modo, fora do seu controle consciente? Por exemplo, sob estresse, você já passou pela experiência de comer um pote de sorvete sem se dar conta? Esse gesto pode parecer automático e involuntário, mas não é.


Processos automáticos são involuntários, como, por exemplo, as funções biológicas do nosso corpo, como, os batimentos cardíacos ou o processo de digestivo. Você não decide deixar seu coração bater nem interromper o processo de digestão. Porém, você tem que tomar uma decisão sobre comer ou não comer, continuar comendo ou parar.


Nutri, mas por que eu tenho a sensação, de que estou comendo no automático? Bom, é simples, o ato de comer parece automático justamente porque sua atenção está voltada para outras atividades e não para a comida. Possa ser um pensamento distante, o foco na conversa do marido, a atenção na atividade do filho, a briga na novela, a fofoca da vizinha, entre outras distrações. Mas algo é certo, sempre há um pensamento que precede o ato de comer, você decide.


Vamos ver essa questão de outra maneira: vamos supor que você esteja vendo um filme com alguns amigos, em casa. Na mesa à sua frente estão um prato cheio de bolachas recheadas. Você planejou comer apenas uma bolacha. Porém, sem se dar conta, comeu três delas. Esse gesto não foi automático. Você primeiro pensou sobre isso. Mesmo sem se dar conta, você pensou sobre cada bolacha antes de pegá-la. Através de ferramentas de comportamento alimentar é possível ter mais controle e atenção sobre as suas decisões alimentares.



Komentarze


© 2023 - Emanuelly Souza. Todos os direitos reservados

bottom of page